“Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado… E o segundo boi [foi] oferecido no altar que fora edificado… Então os homens daquela cidade disseram a Joás [pai de Gideão]: Tira para fora a teu filho; para que morra… Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal?” (Juízes 6:28-31).
Gideão destruiu o altar e o ídolo de Baal durante a noite, e quando os homens da cidade descobriram na manhã seguinte, ficaram muito furiosos. Eles abordaram Joás, pai de Gideão, querendo que Gideão fosse morto por ter feito isso. O altar e o ídolo de Baal pertenciam ao pai de Gideão, mas quando Gideão o destruiu, seu pai defendeu Gideão diante dos homens da cidade e não permitiu que lhe fizessem mal.
Isso nos mostra que Joás também tinha consciência de adorar deuses falsos, mas não teve coragem de fazer algo a respeito. Mas quando Gideão fez isso, ele o defendeu. Às vezes, quando tomamos uma posição fiel ao Senhor, descobriremos que outros se manifestarão e concordarão conosco. Nunca hesitemos em ser fiéis ao Senhor; talvez alguém precise apenas de um pouco de coragem para fazer o mesmo.
Bill Prost