Filho do Homem

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte (Poderoso), Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim…” (Isaías 9:6-7)

Há muitos versículos no Antigo Testamento que nos contam detalhes sobre a vinda do Senhor Jesus a este mundo, e estes dois versículos são alguns deles. Centenas de anos antes do Senhor Jesus nascer, Isaías escreveu estas palavras por inspiração. Isso significa que o Espírito Santo o levou a escrevê-las. Há vários detalhes importantes a serem observados nestes versículos.

Primeiro, diz que para nós uma criança “nasceu”, mas para nós um Filho “foi dado”. Por que isso? É porque o Senhor Jesus sempre foi o Filho de Deus, lá atrás, em uma eternidade passada. Ele nunca se tornou o Filho de Deus; Ele sempre esteve naquele relacionamento com Deus, Seu Pai. Mas Ele nunca tinha sido uma criança antes. Ele se tornou um homem quando nasceu neste mundo, e nesse sentido Ele nasceu.

Em segundo lugar, vemos cinco nomes especiais que o Senhor Jesus tem. Certamente Ele é maravilhoso, pois tudo o que Ele fez, e tudo o que Ele ainda está fazendo, se encaixa na definição da palavra “maravilhoso”. A palavra “maravilhoso” significa algo que é excelente e admirável. Mas então Ele também é chamado de “conselheiro”. Isso significa que Ele é capaz de nos dar bons conselhos em qualquer situação. Outros podem nos dar conselhos, mas nada é tão bom quanto o conselho que o Senhor nos dá.

Em seguida, Ele é chamado de “Deus forte”. Embora o Senhor Jesus tenha se tornado um homem, Ele é Deus, e sempre foi Deus. Ele tem todo o poder de Deus, e mesmo quando Ele estava aqui neste mundo, Ele era tanto Deus quanto era antes de se tornar um homem. Novamente, não podemos entender como Ele poderia ser Deus e homem em uma pessoa, mas Ele era. E Ele ainda é um homem! Ele permanecerá um homem por toda a eternidade, a fim de desfrutar de nossa companhia.

Então Ele é chamado de algo que não podemos entender totalmente. Ele é chamado de “o Pai da eternidade”. Como alguém poderia ser o Pai da eternidade? Não podemos imaginar nada assim, pois não podemos realmente “envolver nossas mentes em torno” da ideia de eternidade. No entanto, este é um nome do Senhor Jesus.

Finalmente, Ele é chamado de “Príncipe da paz”. Este é um nome lindo, pois Sua obra na cruz do Calvário fez as pazes com Deus por nós. Eventualmente Sua obra trará paz a este mundo por toda a eternidade! Este é o único lugar na Bíblia onde este nome do Senhor Jesus é usado, mas quão lindamente ele descreve quem Ele é e o que Ele fez.

Bill Prost