“Esperando [Félix] ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele” (Atos 24:26).
Vemos neste versículo quão corrupto era o mundo romano, pois aqui estava um homem mantido injustamente na prisão, enquanto o governador lhe falava frequentemente, esperando um suborno para que pudesse ser libertado. Mas Paulo não faria isso; ele olhava para o Senhor e dependia Dele, não de subornar um oficial romano.
Além disso, este versículo mostra o que estava em primeiro lugar no coração de Félix. Em vez de falar com Paulo sobre a sua alma, ele esperava que Paulo lhe desse dinheiro, para que ele o libertasse. Pobre Félix! Ele estava na presença de um dos maiores pregadores do evangelho de todos os tempos, mas tudo em que conseguia pensar era em dinheiro! Ele alguma vez foi salvo? Não sabemos, mas se o fez, não está registrado na Bíblia. Ele foi destituído do cargo de governador depois de dois anos e provavelmente recebeu um cargo em outra localidade. Não ouvimos mais nada sobre ele na Bíblia. Parece que nunca houve “oportunidade conveniente” na vida de Félix.
Tudo isso é uma lição solene para quem não é salvo. Deus não nos promete múltiplas chances de sermos salvos. Félix deu as costas ao evangelho e, embora tremesse quando Paulo pregava, não há registro de que ele tenha ouvido seriamente a Palavra de Deus novamente. “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação” (Hebreus 2:3).
Bill Prost