Fazia a obra e tinha as armas

“Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam [que ajudavam a colocar cargas sobre os outros], cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.” (Neemias 4:17).

Uma das coisas que mais preocupavam Neemias era que o muro de Jerusalém estava em ruínas e tudo ali estava em ruínas. Além disso, alguns dos portões da cidade haviam sido queimados. Como já dissemos, a situação já durava mais de 130 anos, e ninguém tinha energia para limpar a bagunça e reconstruir o muro. Era uma vergonha, e Neemias queria fazer algo a respeito.

Em Neemias 3, lemos sobre a construção do muro, e eu sugiro que você leia este capítulo. Veja se consegue encontrar os nomes dos dez portões do muro mencionados no capítulo. Todos eles têm um significado, mas não há espaço em nosso esboço de hoje para abordar todos esses significados. Além dos nomes dos dez portões, há muitos detalhes sobre aqueles que construíram o muro, o quanto fizeram e como o fizeram. Mas todos trabalharam duro, e cada um fez sua parte, até que o muro fosse concluído.

O muro é um símbolo de separação deste mundo e proteção. Neemias percebeu que, embora já tivessem reconstruído o templo cerca de 65 a 70 anos antes, a cidade não estaria segura a menos que reconstruíssem o muro também. Esta é uma boa lição para nós também, pois precisamos estar separados deste mundo se quisermos adorar o Senhor adequadamente e servi-Lo. Não construímos um muro literal de tijolos e argamassa, mas precisamos andar separados deste mundo.

No entanto, se você ler alguns dos outros capítulos de Neemias, como os capítulos quatro e seis, verá que algumas pessoas que viviam na terra de Israel não ficaram nada felizes em ver o muro reconstruído. Alguns homens vieram e tentaram atrapalhar a obra, chegando a ameaçar agredir aqueles que estavam trabalhando. Por isso, era necessário que os judeus trabalhassem com uma ferramenta em uma mão e uma arma na outra.

Esta é uma ilustração de como devemos viver como crentes também. Não portamos armas de verdade, mas quando trabalhamos para o Senhor, precisamos estar em guarda, pois Satanás tem aqueles que tentarão atrapalhar a obra do Senhor, assim como fizeram nos dias de Neemias.

Bill Prost