
“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.” (Hebreus 12:12-13).
Ontem falamos sobre raízes e como as sequoias têm raízes entrelaçadas, de modo que se ajudam a sustentar umas às outras. Hoje, somos instruídos a “levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e a fazer “veredas direitas” para os nossos pés, “para que o que manqueja não se desvie”.
Todos nós temos influência sobre os outros, quer percebamos ou não. A Bíblia nos diz que “nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.” (Romanos 14:7). Nossa influência sobre os outros pode ser boa ou ruim. Se estamos desanimados, tendemos a desanimar os outros. Se alguém está espiritualmente aleijado, podemos ajudá-lo a se curar ou podemos desencorajá-lo ainda mais e ser o meio pelo qual ele se desvia do caminho certo.
Talvez digamos: “Mas eu mesmo estou passando por dificuldades!”. Então, façamos o que estes versículos nos dizem para fazer. Devemos reconhecer que as dificuldades em nossas vidas são permitidas pelo Senhor para nos ensinar algo. Então, em vez de desanimar, devemos parar de pensar em nós mesmos e começar a fazer veredas direitas para os nossos pés. Nunca é certo sentir pena de nós mesmos. Em vez disso, devemos buscar a ajuda do Senhor e, então, ser um encorajamento para os outros.
Bill Prost
