Faze a obra de um evangelista

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas (Efésios 4:11).

“… faze a obra de um evangelista…” (2 Timóteo 4:5).

Quando o Senhor estabeleceu a igreja no início, Ele concedeu vários dons aos membros da igreja, tanto para pregar o evangelho aos incrédulos quanto para encorajar aqueles que já eram salvos. O dom de um evangelista é o dom de anunciar o evangelho, seja pregando publicamente ou falando às pessoas individualmente. Alguns têm o dom de pregar para grandes grupos. Homens como George Whitefield e Rowland Hill, que viveram há mais de 200 anos, podiam pregar para milhares de pessoas ao mesmo tempo, e serem ouvidos com clareza. E não havia alto-falantes naqueles dias! Outros têm mais dons para falar individualmente e mostrar-lhes o caminho da salvação. Deus ainda concede esse dom hoje e o usa para trazer almas a Cristo.

No entanto, nestes últimos dias, às vezes não temos esses dons tão facilmente disponíveis, porque a igreja falhou. Por essa razão, encontramos Paulo dizendo a Timóteo para “fazer a obra de um evangelista”. Timóteo era evidentemente um homem um tanto tímido e não habituado a se esforçar, seja na pregação pública ou falando com indivíduos. Mas, no estado em que as coisas se encontravam, ele deveria pregar o evangelho, mesmo sem ter o dom definitivo para isso.

Nos dias em que vivemos, todos devemos estar dispostos a pregar o evangelho. Pode ser simplesmente dizendo aos nossos amigos que eles precisam de um Salvador e ensinando-lhes como ser salvos. Em outras ocasiões, pode significar dar a alguém um folheto evangelístico e pedir que o leia. Às vezes, não é o que dizemos, mas sim a maneira como vivemos que fala aos outros e lhes diz que pertencemos a Cristo. Então, eles podem dizer algo e abrir a porta para uma conversa. De todas as maneiras, devemos estar prontos para falar sobre Cristo e ensinar aos outros como ser salvos.

Bill Prost