“E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto” (Atos 20:9).
Por favor, leia toda esta história em alguns versículos em Atos 20:8-12. O apóstolo Paulo evidentemente estava pregando tarde da noite e, embora houvesse “muitas luzes no cenáculo” (v. 8), o pobre Êutico caiu no sono, e logo caiu da janela e parecia estar morto. Ele é a figura de um verdadeiro cristão que tem algum desejo de agradar ao Senhor, mas que também quer cuidar do mundo. As luzes no cenáculo (referindo-se à presença de Deus) não surtiam o devido efeito sobre ele, e quando adormeceu, caiu. Mas ele não caiu na sala; ele caiu da janela. Uma queda para um cristão mundano está sempre na direção errada.
No entanto, sempre há uma forma de recuperação, mesmo que tenhamos caído ao nível do mundo. O apóstolo Paulo disse: “A sua alma nele está” (v. 10), e o jovem pôde voltar ao cenáculo com os outros crentes. Duvido que ele tenha se sentado na janela novamente!
Esta história nos mostra como é necessário apreciar a luz da presença de Deus e o ministério da Palavra de Deus. Se Êutico não estivesse sentado em uma janela, ele não teria adormecido e caído!