EU SOU (parte 3)

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo” (João 8:12).

Aqui está outra situação em que o Senhor Jesus usa as palavras “Eu sou” para descrever quem Ele é e o que Ele estava fazendo neste mundo. Aqui Ele está dizendo às pessoas que Ele é a luz do mundo e que aqueles que O seguem terão luz.

O Senhor Jesus não está falando aqui de luz natural, pois sabemos que o sol nasce todos os dias e dá luz a todos os que estão no mundo. Não, o Senhor está aqui falando sobre luz moral — o tipo de luz que nos conta os pensamentos de Deus sobre tudo, incluindo sobre nossos próprios pensamentos e nosso comportamento também.

É verdade que, nos tempos do Antigo Testamento, os judeus tinham acesso às Escrituras do Antigo Testamento, e elas lhes diziam o que Deus exigia deles. Dessa forma, eles tinham essa luz de Deus. Mas quando o Senhor Jesus veio, Ele não apenas lhes disse o que Deus exigia deles, mas também revelou Deus como um Deus de amor e graça. Infelizmente, os homens não queriam essa luz e, eventualmente, crucificaram o Senhor Jesus. Mas enquanto esteve no mundo, o Senhor Jesus foi a luz do mundo.

Bill Prost