“Disseram-lhe [ao Senhor Jesus], pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem” (João 8:57-59).
Ontem notamos que o Senhor Jesus assumiu o título EU SOU, assim como Jeová fez quando falou a Moisés da sarça ardente. Jesus era o Jeová do Antigo Testamento.
Aqui, em nossos versículos de hoje, Ele usa esse título novamente com referência a Abraão. Pela fé, Abraão previu o tempo em que Cristo viria, e então os judeus questionaram como alguém que não tinha nem cinquenta anos poderia ter visto Abraão.
A resposta do Senhor é instrutiva para nós. Ele não disse: “Antes que Abraão existisse, eu existia”. Não, como Aquele que sempre existe, Ele disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou”. Se alguém como Noé ou Matusalém estivesse falando, eles poderiam ter dito: “Antes que Abraão existisse, eu existi”, pois eram homens como Abraão. Mas o Senhor Jesus, que existiu desde a eternidade, não mudou no tempo antes de vir a este mundo. Vivendo e movendo-se na eternidade, Ele poderia dizer: “Eu sou”.
Bill Prost