Eu sou o Deus de teu pai

“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó... Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (Êxodo 3:6, 10).

Aqui temos a importante mensagem que Deus tinha para Moisés; agora era hora de ele voltar ao Egito, enfrentar o novo Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito. Mas se você ler o capítulo com cuidado, verá que agora Moisés dá todas as desculpas possíveis para não ir. Quarenta anos antes, ele estava pronto para ir em sua própria força natural, mas agora, após quarenta anos cuidando de ovelhas, ele não quer ir, mesmo quando o próprio Senhor o chama.

Primeiro, ele diz: “Quem sou eu, que vá a Faraó…?” (vs. 11). Ele não se sentia mais uma pessoa muito importante. Então Moisés quer saber qual nome ele deveria dizer, quando o povo pudesse perguntar quem o enviou. O Senhor lhe deu um nome adequado para Deus — “EU SOU O QUE SOU” (vs. 14). Então Moisés protestou que o povo não acreditaria que Deus o havia enviado. (Êxodo 4:1). Então o Senhor graciosamente lhe deu dois sinais milagrosos para mostrar a eles. Ainda assim Moisés disse: “eu não sou homem eloqüente” (Êxodo 4:10), o que significa que ele pensou que não conseguia falar bem o suficiente. Finalmente, Moisés pediu ao Senhor para enviar outra pessoa — veja Êxodo 4:13.

Tudo isso é muito triste, pois quando o Senhor nos diz para fazer algo, Ele sempre nos dá o que precisamos para fazê-lo. Ele nos dará a coragem, a força, as palavras certas, o dinheiro, a ajuda — o que quer que precisemos. Mas Moisés mais uma vez estava olhando para si mesmo, e não para o Senhor. Por fim, o Senhor lhe diz que enviará seu irmão Arão para falar por ele, e Moisés concorda em ir.

Nestes incidentes na vida de Moisés, vemos duas dificuldades principais que nós, como cristãos, temos em servir ao Senhor. Às vezes, estamos muito ansiosos para sair e fazer algo com nossa própria força, e isso geralmente acontece quando somos jovens. Vimos isso em Moisés quando ele matou o egípcio que estava maltratando um israelita. Mas agora, quando Moisés tem oitenta anos, o encontramos fazendo o oposto — dando todos os tipos de desculpas pelas quais ele não deveria ir e libertar o povo de Deus! Parece que ele se tornou bastante tímido durante seus quarenta anos de pastoreio de ovelhas. Eventualmente ele foi, mas o Senhor ficou bravo quando ele deu tantas desculpas. É importante para nós não cairmos em nenhuma dessas maneiras de agir em relação ao Senhor. Estejamos prontos para aceitar Seu treinamento, mas estejamos prontos para ir quando Ele nos chamar.

Bill Prost