
“Disse-lhe Pedro (ao Senhor Jesus): Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei… ” (Mateus 26:35).
“Então começou ele (Pedro) a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem (o Senhor Jesus)…” (Mateus 26:74).
“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o (Pedro)…” (Mateus 14:31).
“E ele (Pedro), dando-lhe a mão, a levantou e… apresentou-lha viva.” (Atos 9:41).
Você já pensou em como aprendemos as coisas neste mundo? Desde que nascemos, começamos a aprender coisas, mas como as aprendemos?
Na verdade, existem apenas duas maneiras de aprender algo. Podemos aprender coisas ouvindo outras pessoas nos contarem, como, nossos pais, parentes, professores na escola, etc., todos nos ensinam coisas contando-as. Ou talvez lemos coisas em livros, ou na internet. Às vezes, é claro, as pessoas nos dizem coisas que não são verdadeiras, ou lemos algo que não é verdade. Mais tarde, talvez tenhamos que corrigir o que achamos que sabemos. No entanto, ouvir os outros é uma maneira de aprender.
A outra maneira de aprender é pela experiência. Por exemplo, quando eu era menino, tínhamos um fogão a lenha em casa e, quando crianças, aprendíamos rapidamente que ele era quente. Se tocássemos nele, ele nos queimava, e nunca mais tocávamos. Isso é aprender pela experiência. Ninguém precisou nos ensinar que o fogão era quente; aprendemos pela experiência.
Vemos ambas as formas de aprendizado na Bíblia, particularmente no caso de Pedro. Ele se considerava forte o suficiente para seguir o Senhor Jesus com suas próprias forças, mesmo que isso significasse morrer com Ele. Ele disse que não negaria o Senhor Jesus, mas, como vemos no segundo versículo de hoje, ele O negou, e com praguejamentos e juramentos. Ele teve que aprender por experiência própria o quão fraco era.
Mas Pedro também aprendeu ouvindo o Senhor Jesus e vendo o que Ele fazia. Quando Pedro estava afundando nas ondas do mar, o Senhor estendeu a mão para ele e o levantou novamente. Mais tarde, Pedro conseguiu, com a força do Senhor, levantar Dorcas e restaurá-la à vida. Pedro havia aprendido o amor e a compaixão com o Senhor Jesus, pois o Senhor Jesus lhe havia ensinado isso. Assim, Pedro aprendeu as duas coisas, assim como muitos outros na Bíblia.
O mesmo acontece conosco. Podemos aprender muitas coisas com os outros, lendo especialmente a Palavra de Deus. Mas também aprendemos coisas pela experiência, pois às vezes não prestamos atenção ao que a Bíblia diz. Então, o Senhor precisa nos ensinar, permitindo que cometamos um erro. Aprender pela experiência realmente nos imprime a lição, mas é melhor, se possível, aprender ouvindo os outros. Isso pode nos poupar de muitos problemas.
Bill Prost
