
“Ele (o Senhor Jesus), porém, respondendo, disse: Está escrito…” (Mateus 4:4).
“Disse-lhe Jesus: Também está escrito…” (Mateus 4:7).
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito…” (Mateus 4:10).
Ontem, falamos sobre como o Senhor Jesus foi tentado pelo diabo, e que isso provou que o Senhor Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus e não tinha natureza pecaminosa. Mas há mais nesta história da tentação do Senhor Jesus, e você e eu podemos aprender uma lição valiosa com a forma como o Senhor Jesus respondeu a Satanás.
Como Filho de Deus, o Senhor Jesus tem poder sobre Satanás e poderia facilmente ter mandado Satanás ir embora e não perturbá-Lo. Ou, quando Satanás O tentou, Ele poderia simplesmente ter dito a Satanás: “Não, Eu não farei isso”. Se Ele tivesse mandado Satanás embora, isso não teria provado que Ele não possuía uma natureza pecaminosa; teria apenas provado que Ele tinha poder sobre Satanás. Se o Senhor Jesus tivesse simplesmente dito a Satanás: “Não, Eu não farei isso”, isso teria provado que Ele não poderia ser tentado pelo pecado – mas isso não nos ajudaria quando nós somos tentados.
Em vez disso, o Senhor Jesus fez algo diferente: citou a Bíblia para Satanás. Deu a Satanás o versículo exato para cada uma das tentações, e Satanás não teve mais nada a dizer. É isso que precisamos fazer também. Ao contrário do Senhor Jesus, você e eu temos natureza pecaminosa e podemos ser tentados a pecar. Mas se simplesmente nos lembrarmos do que a Palavra de Deus diz, podemos usá-la para combater Satanás. A Palavra de Deus nos protegerá de toda tentação se a usarmos.
Este é outro bom motivo para ler a Bíblia todos os dias e memorizar versículos dela. Assim, o Senhor poderá nos lembrar deles quando precisarmos.
Veja se você consegue encontrar no antigo testamento os três versículos que o Senhor Jesus usou para responder a Satanás. (Dica: eles estão todos no mesmo livro da Bíblia.)
Bill Prost
