Espinhos

“E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Marcos 4:18-19).

O Senhor Jesus explicou coisas em parábolas ao povo, e aqui encontramos um homem semeando grãos. Caiu em diferentes tipos de solo, e parte caiu em terreno onde cresciam espinhos. Os espinhos são comparados aos cuidados deste mundo e ao engano das riquezas. Mas observe que os cuidados deste mundo são mencionados primeiro. Por que é isso?

É porque os cuidados deste mundo são necessários, até certo ponto, nas nossas vidas. Precisamos de ir à escola, precisamos de aprender a ganhar a vida e, mais tarde, quando crescermos, precisamos de trabalhar para nos sustentar. Tudo isso é bom, mas devemos ter cuidado para não permitir que esses deveres necessários tomem conta de nossas vidas a ponto de não sobrar tempo para o Senhor.

Muitas vezes, Satanás usa os cuidados deste mundo para impedir que as pessoas venham a Cristo para serem salvas, mas ele pode usar esses mesmos cuidados para nos tornar infrutíferos como cristãos também. Precisamos estar atentos a isso.

Bill Prost