Escrito para nosso ensino

Porque tudo o que dantes foi escrito [no Antigo Testamento], para nosso ensino foi escrito…” (Romanos 15:4).

Como sabemos pela Bíblia e pelas linhas do tempo nela estabelecidas, a criação do homem na Terra ocorreu há cerca de 6.000 anos. Medimos, ou “registramos” o tempo em a.C. e d.C. As letras a.C. representam “Antes de Cristo” e d.C.* representam “Depois de Cristo”. Portanto, no momento em que escrevo isto, estamos no ano de 2022 d.C. Houve 4.000 anos de história da humanidade no mundo antes do Senhor Jesus nascer neste mundo.

É claro que, durante os primeiros anos, o homem não escreveu sua própria história. Para começar, ele não tinha linguagem escrita para registrá-la, nem papel e tinta (nem um laptop!). Embora os homens possam ter usado uma linguagem escrita antes do dilúvio de Noé, é duvidoso que quaisquer escritos antigos descobertos datem de antes do dilúvio. Mas escritos desde o dilúvio estão disponíveis para nós, datando de pouco depois do dilúvio. (O dilúvio ocorreu por volta de 2350 a.C.) Os primeiros escritos eram rabiscados em tábuas de argila ou pedra com ferramentas, mas quando o homem começou a manter registros, eram principalmente relatos de batalhas, números de exércitos e nomes de capitães e reis.

Então, o Senhor orientou Moisés por inspiração a escrever os cinco primeiros livros da Bíblia. E sabemos que ele escreveu por inspiração, pois Moisés não estava vivo para ver a criação, nem para conhecer Abraão e Jacó, nem as outras pessoas que conhecemos tão bem das histórias de Gênesis. E o mais impressionante é que essas histórias são cheias de vida — os personagens parecem tão reais! Podemos realmente conhecê-las. Se você gosta de imaginar as coisas enquanto as lê, sem dúvida tem uma imagem mental da tenda de Abraão armada em uma vasta planície. Ele acolheu os anjos ali e lhes ofereceu uma boa refeição. E então ouvimos Sara rir ao saber que teria um filho na velhice. Você sabia que essa é a primeira vez, em qualquer um dos escritos antigos, que alguém é mencionado rindo? Deus é um Deus de detalhes! Seu povo, a quem Ele tanto amava, nos é apresentado de forma que poderíamos chamar de “3D”. Ou seja, em três dimensões, não apenas como relatos “planos” de nomes e números. Podemos conhecê-los também e aprender lições valiosas com suas vidas. Eram pessoas com dificuldades e problemas, assim como nós.

Pense em quantos personagens favoritos você tem nas histórias bíblicas que conhece. Você sabe como era a personalidade de Moisés. Ele era tímido e queria que seu irmão Arão fosse com ele conversar com o Faraó. Davi era corajoso e musical. Rute era terna e amorosa (e trabalhadora!). Pare e pense um pouco sobre isso durante sua leitura diária.

Bill Prost

*Nota de Rodapé: A sigla d.C em inglês é A.D (Anno Domini, que em latim significa "No ano do Senhor")