
“Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma” (Romanos 9:13-14).
Versículos como este são às vezes difíceis de entender para nós e, como resultado, algumas pessoas ousaram acusar Deus de ser injusto. Mas quando o Senhor disse que odiava Esaú? Não foi no início de sua vida, mas muito depois de Esaú ter se rebelado contra Deus, desprezado seu direito de primogenitura e demonstrado ódio contra seu irmão Jacó. Não é até o final do Antigo Testamento que Deus diz que odiava Esaú.
Deus tinha o direito de fazer de Jacó o mais proeminente dos dois irmãos e dar a ele uma bênção maior do que Esaú. Se Esaú tivesse aceitado isso, ele também poderia ter sido abençoado por Deus e desfrutado de um relacionamento com Ele. Mas sua vida subsequente mostrou que ele não tinha interesse no Senhor, e sua má atitude para com Jacó apareceu vez após vez.
Que cada um de nós tome cuidado para não questionar os tratos de Deus conosco. Se Ele deseja dar a alguém mais do que Ele nos dá, esse é o direito de Deus. Mas Ele nos honrará também, se usarmos o que Ele nos deu para Ele.
Bill Prost
