Encorajamento

“E depois nos dirigimos a Roma. E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro… e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo” (Atos 28:14-15).

Antes mesmo de Paulo ser colocado em um navio com destino a Roma, o Senhor lhe apareceu e lhe disse que chegaria a Roma e testemunharia Dele ali. No entanto, Paulo teve que passar por muitas dificuldades para chegar à Itália, e nem sabia ao certo como seria seu julgamento perante César. Como qualquer outro homem ficaria, ele provavelmente estava um tanto preocupado, embora confiasse no Senhor.

Certamente foi uma verdadeira alegria para ele encontrar irmãos em Cristo em vários pontos ao longo do caminho, que se deram ao trabalho de vir encontrá-lo e encorajá-lo. Como resultado, Paulo “deu graças a Deus e tomou ânimo”. Às vezes não percebemos o quanto o encontro com outros crentes nos encoraja, mesmo que não falemos muito. Se esses irmãos disseram muito a Paulo não está registrado nas Escrituras, mas o próprio fato de eles terem se dado ao trabalho de ir encontrá-lo significou muito para ele. Ele foi encorajado enquanto viajava em direção a Roma, pois grande parte do seu tempo no caminho teve que ser gasto na companhia de incrédulos. Mas o Senhor sabia que Seu servo precisava de encorajamento e graciosamente providenciou-o para ele.

Nós também podemos ser uma ajuda e um encorajamento para outros crentes neste mundo, e especialmente para aqueles que podem estar em dificuldades ou que estão sendo perseguidos. Às vezes, uma mensagem curta pode significar muito para aqueles que estão passando por esse tipo de problema e, principalmente, para que saibam que estamos orando por eles.

Bill Prost