“O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá” (Salmo 37:21).
Você já emprestou algo a alguém e nunca recebeu de volta? Lembro-me de quando estava no meu primeiro ano do ensino médio (isso foi há cerca de 65 anos!), outro garoto me pediu dinheiro emprestado e nunca me devolveu. Você provavelmente vai rir disso, porque ele pediu emprestado apenas dez centavos! Mas eu não tinha muito dinheiro naquela época, e isso realmente me incomodava. O outro garoto achou que era uma grande piada, pois ele nunca teve a intenção de pagar de volta. Ele comprou um pedaço de torta com aquele dinheiro no refeitório da nossa escola.
Se pegamos algo emprestado de alguém, é importante devolver ou pagar de volta. Mas então a última parte do versículo nos diz que o justo mostra misericórdia e dá. Isso significa que devemos sempre dar algo a alguém que pede? Não, precisamos da sabedoria do Senhor para usar Seu dinheiro sabiamente, mas é algo maravilhoso dar quando alguém está em real necessidade.
Conheço um homem cristão que foi abordado por outro irmão cristão que era pobre, que pediu um empréstimo de dinheiro. O irmão que foi solicitado a dar o empréstimo disse: “Não, eu não vou te emprestar o dinheiro, mas eu vou te dar.” Ele tinha condições de dar o dinheiro, e ele estava feliz em ajudar o outro irmão que precisava de ajuda. Desnecessário dizer que o irmão pobre ficou muito grato pela ajuda. Deus é um Deus doador, e somos chamados a ser como Ele.
Bill Prost