Embaixadores

“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,” (Filipenses 3:20).

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo…” (2 Coríntios 5:20).

Enquanto escrevo esta meditação em fevereiro de 2022, há um grande protesto acontecendo na cidade de Ottawa, capital do Canadá. Um grupo de caminhoneiros, apoiado por muitas outras pessoas, está protestando contra a regra do governo de que todos os motoristas de caminhão que cruzam a fronteira Canadá/EUA devem ser vacinados contra o vírus Covid-19. Muitos caminhões grandes foram levados para a cidade, e os manifestantes estão prometendo ficar lá até conseguirem o que querem. Muitos outros protestos ocorreram em diferentes momentos em vários países, e às vezes os protestos tem relação com coisas sobre as quais os cristãos poderiam concordar. O que devemos fazer em tais situações?

Às vezes é difícil saber o que fazer, pois quando temos uma nova vida em Cristo, essa nova vida quer justiça neste mundo. Queremos ver coisas erradas serem corrigidas, e queremos ver bons princípios morais mantidos. No entanto, acredito que nossos versículos de hoje nos dão instruções claras sobre como agir.

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que este não é o nosso lar. Como diz o nosso primeiro versículo, nossa cidade (ou cidadania) está no céu. Sim, somos todos cidadãos naturais do país ao qual pertencemos, mas nossa verdadeira cidadania é celestial.

Em segundo lugar, somos enviados de volta a este mundo como embaixadores. Um embaixador é alguém que é enviado de um país para outro, a fim de representar os interesses do país ao qual pertence. Por exemplo, há um embaixador americano aqui no Canadá. Ele é um cidadão americano, mas é enviado aqui para o Canadá para representar os interesses dos Estados Unidos.

Você esperaria ver o embaixador americano nas ruas de Ottawa agora mesmo, acenando com um cartaz e gritando que ele ou ela apoia os caminhoneiros em suas reivindicações? Não, você não veria isso acontecer. Se acontecesse, o governo americano o chamaria rapidamente de volta e deixaria claro que essa não era a maneira correta de um embaixador agir.

O que então um embaixador faz? Ele se certifica de que o ponto de vista de seu governo sobre qualquer assunto seja claramente declarado. Esta é a maneira correta de agirmos como cristãos. Não estamos aqui para consertar este mundo; ele está sob julgamento. Da mesma forma, o embaixador americano não está aqui para endireitar os assuntos no Canadá. Mas se for perguntado, ele dará a posição de seu governo sobre qualquer assunto que afete as relações Canadá/EUA.

Somos muito mais eficazes como embaixadores neste mundo do que se unirmos forças com este mundo e tentarmos consertar tudo. Em vez de consertar as coisas, nosso trabalho é anunciar o evangelho, para que as pessoas possam ser salvas.

Bill Prost