Ele nos amou primeiro

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19).

Quando eu era jovem, um irmão costumava nos lembrar: “Nunca tente amar o Senhor mais do que você ama! Pense apenas no quanto Ele ama você!” Este é um bom conselho para nós, pois às vezes nos sentimos culpados por não amar o Senhor mais do que amamos. A resposta é desfrutar do Seu amor, e então nosso amor fluirá de volta para Ele como resultado.

Talvez alguns de vocês tenham cantado o hino, “Estou tão feliz que nosso Pai no céu, fala de Seu amor no livro que Ele deu, etc”*. Este hino foi escrito por um homem chamado Philip Bliss, que viveu nos anos 1800. Ele era um talentoso compositor de hinos e escreveu alguns bons hinos. Ele não viveu para ser um homem velho, pois ele e sua esposa foram mortos em um acidente de trem em Ashtabula, Ohio, EUA, quando ele tinha apenas 38 anos. Mas é interessante como ele veio a escrever este hino sobre o qual estamos falando.

Ele estava montando um hinário e estava usando não apenas muitos de seus próprios hinos, mas também hinos escritos por outras pessoas. Ele queria usar o hino, “Oh, como eu amo Jesus, oh, como eu amo Jesus, porque Ele me amou primeiro”, e reservou um lugar e um número para ele em seu hinário. Mas como o homem que escreveu aquele hino ainda estava vivo, por cortesia ele o contatou, pedindo permissão para usar seu hino. Para seu choque e surpresa, o autor daquele hino recusou categoricamente, dizendo que ele também estava inventando um hinário, e não queria que ninguém estragasse as vendas de seu hinário usando seu hino em outro hinário.

O Sr. Bliss foi embora muito triste, não só porque não podia usar o hino, mas principalmente porque o outro homem estava usando coisas sagradas como hinos para ganhar dinheiro. Mas agora ele tinha que encontrar outro hino para preencher o lugar em seu hinário. Enquanto caminhava para casa, ele começou a pensar em como a Bíblia não fala principalmente sobre nosso amor ao Senhor, mas sim sobre Seu amor por nós. Deus não quer que pensemos constantemente sobre nosso amor pelo Senhor Jesus, mas que desfrutemos de Seu amor por nós. Então ele se sentou e escreveu o hino, “Estou tão feliz que nosso Pai no céu, fala de Seu amor no livro que Ele nos deu.” Esse hino tomou o lugar do outro, e fala sobre o amor de Deus por nós. O refrão é assim, “Estou tão feliz que Jesus me ama, Jesus me ama!” Se não sentimos tanto amor pelo Senhor quanto gostaríamos, mais uma vez a resposta é pensar sobre o quanto Ele nos ama!

Bill Prost

* Notas de rodapé: O hino de Philip Bliss é o “I Am So Glad That Our Father in Heaven”.