“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 6:1).
Há uma grande diferença entre ser egoísta e egocêntrico. Somos todos egoístas às vezes, e isso não é bom. Mas ser egocêntrico é muito pior, pois queremos que tudo gire em torno de nós e do que estamos fazendo. Podemos parecer muito preocupados com os outros e muito prontos para fazer algo para o Senhor e, ainda assim, ser muito egocêntricos.
Os escribas e fariseus faziam grande alarde dando dinheiro aos pobres, jejuando, orando publicamente e guardando a lei com muito cuidado. No entanto, eles fizeram todas essas coisas para serem notados. Seus corações estavam cheios de orgulho, embora parecessem estar fazendo a vontade do Senhor. O Senhor Jesus disse a respeito deles: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens” (Mateus 23:5). Mas o verdadeiro serviço cristão nos humilha, e assim não esperamos o elogio dos outros. Em um dia vindouro, descobriremos, como o Senhor Jesus disse: “Teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente” (Mateus 6:4). Aqueles que querem o louvor dos homens recebem sua recompensa agora, mas é melhor esperar e receber nossa recompensa do Senhor no céu.