Doutrina e piedade

“A doutrina que é segundo a piedade” (1 Timóteo 6:3).

Quando Paulo escreveu a Timóteo, ele impressionou-o com “a doutrina que é segundo a piedade”. Não apenas Timóteo deveria aprendê-la por si mesmo, mas também deveria ensiná-la a outros.

Na nossa vida cristã, é importante ter uma base para todas as nossas ações, e a doutrina (ou ensino) da Palavra de Deus constitui essa base para nós. Todos os ensinamentos da Bíblia, se forem seguidos na prática em nossas vidas, resultarão em uma caminhada piedosa. Então o que ensinamos e o que fazemos estará de acordo com a Palavra de Deus. Se um cristão anda de maneira desordenada, ele não pode dizer que a Bíblia lhe disse para agir assim.

Tudo isto é muito importante, pois as falsas religiões podem ensinar algumas coisas boas e talvez alguns bons princípios morais. Contudo, elas estão sempre misturadas com outras coisas que não são boas, e podemos ver facilmente os resultados nas práticas daqueles que seguem essas falsas religiões. O próximo versículo do nosso capítulo (1 Timóteo 6:4) nos diz que aqueles que ignoram o ensino das Escrituras acabam exibindo orgulho, inveja, discórdia, etc. Mas a Palavra de Deus sempre resulta naquilo que glorifica a Cristo.

Bill Prost