Diário do Cristão para o Domingo

O Pai e o Filho

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22:2).

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito” (Hebreus 11:17).

Esta história de Abraão e Isaque é um dos mais belos prenúncios de Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, indo para a cruz, e o Filho sendo oferecido como o verdadeiro holocausto. Resume-se nestas palavras maravilhosas: “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” (1 João 4:14). “Também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5:2).

Hoje nos lembramos dessa obra expiatória, percebendo que para Isaque houve um substituto, “um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato” (Gênesis 22:13). No entanto, para o Senhor Jesus não houve substituto, Ele “se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus” (Hebreus 9:14).

Jim Hyland