Diário do Cristão para a Sexta-Feira

P: O que significa ser justificado? É o mesmo que ser perdoado? (Parte 1)

R: Justificação vai muito além do perdão. Repare como Paulo separa as duas coisas: “Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão [perdão] dos pecados. E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê” (Atos 13:38,39).

Vamos ilustrar isso da seguinte maneira: Suponhamos que eu invadi sua casa e te roubei, e, tendo sido pego, você decidiu me perdoar em vez de me acusar. Além disso, uma vez que fomos amigos no passado, você me disse que isso não destruiria nossa amizade, e que poderíamos continuar com nossa relação de amizade como se nada tivesse acontecido. Agora considere isso: Será que eu realmente, algum dia, me sentiria confortável em sua presença novamente? Não, eu sempre me sentiria um ladrão perdoado, mesmo que você me assegurasse que tudo estava perdoado e esquecido.

Assim, é verdade que nossos pecados são perdoados sobre a base do sangue de Cristo. Mas ser justificado é ser trazido a um novo patamar de perfeição diante de Deus, onde “nunca mais teriam consciência de pecado” (Hebreus 10:2), porque Ele disse: “E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniquidades” (Hebreus 10:17).

(Continuará…)