Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: Há algum significado espiritual no fato de que Gólgota significa “caveira”?

Resposta: Em três dos quatro evangelhos, temos a expressão “lugar da caveira”. Tanto Mateus quanto Marcos mencionam o fato, e agora citaremos João: “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota” (João 19:17).

O lugar pode ter obtido esse nome devido à configuração peculiar da rocha, mas acredito que haja um significado mais profundo do que apenas a formação geográfica do local.

Uma caveira denotaria duas coisas. Em primeiro lugar, indica morte e, em segundo lugar, uma cabeça vazia. Fala do auge da sabedoria do homem e do fim humilhante de todo o poder e glória do homem. Uma caveira é uma cabeça vazia e sem cérebro. Alguém disse: “Alguns homens, quando vivos, podem ter tido um cérebro tão brilhante e poderoso como jamais existiu; e terminou assim! O Filho de Deus aceitou o julgamento da morte vindo das mãos do homem em um lugar que simbolicamente representa o fim de toda a glória do homem.” O Gólgota foi o ápice da inteligência do homem. Lá eles pegaram o Filho de Deus e O pregaram na cruz. Apesar disso, felizmente, este foi o meio pelo qual Deus abençoou a humanidade.

Jim Hyland