Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: O que a Bíblia diz sobre o dízimo? É apropriado que um cristão dê o dízimo?

Resposta: O dízimo está ligado principalmente ao Antigo Testamento. Por exemplo: “Melquisedeque… A quem também Abraão deu o dízimo de tudo” (Hebreus 7:1,2). Sob a lei: “Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo” (Deuteronômio 14:22). No final do Antigo Testamento, quando as coisas estavam sendo negligenciadas, foi dito ao povo de Israel: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro” (Malaquias 3:10).

No Novo Testamento, o padrão é: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade” (1 Coríntios 16:2). Mais tarde, é-nos dito: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).

Devemos dar, não porque temos que dar, mas porque queremos. Damos porque amamos o Senhor e desejamos ajudar Seu povo que tem necessidade, e também para promover o evangelho e a verdade bíblica. No Cristianismo, é uma questão do coração, não de ser uma obrigação, ou limitada a 10%.

Jim Hyland