Diário do Cristão para a Sexta-Feira (2)

Página de perguntas mensais

Pergunta: Qual é a diferença entre súplicas, orações, intercessões e ações de graças, como aparece em 1 Timóteo 2:1? “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, ações de graças por todos os homens.” (TB)

Resposta: Oração é um termo geral. Em 1 Timóteo 4:5, a palavra “oração” é traduzida literalmente como “dirigir-se livremente a Deus” (Tradução JND). Em outras palavras, a oração é simplesmente falar com Deus ou com o Senhor.

A súplica é mais profunda e mais específica. Tem a ver com assuntos e situações sobre as quais realmente nos exercitamos. Pode ser uma dificuldade ou provação especial, ou uma decisão que precisa ser tomada e que terá um impacto real em nossa vida. A palavra “implorar” pode ser usada com significado semelhante. Intercessão é orar ou interceder por outra pessoa.

Qualquer que seja o aspecto da oração que estamos utilizando, deve ser sempre acompanhado de ação de graças. “Dando sempre graças por tudo” (Efésios 5:20). “Em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18). “As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Filipenses 4:6).

Jim Hyland