Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Jovens das Escrituras

Josué

“Moisés… o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda” (Êxodo 33:11).

Quando pensamos em Josué, geralmente pensamos nele mais adiante em sua vida como um grande conquistador conduzindo os filhos de Israel através do rio Jordão e para a terra de Canaã. Mas antes de se tornar um grande líder, ele teve muitos anos de treinamento e preparação na escola de Deus.

Nosso versículo nos diz que, quando jovem, havia duas coisas que o caracterizavam. Primeiro, ele era um servo de Moisés, e como outra Escritura nos diz, “ministro de Moisés” (Josué 1:1, KJV). Em outras palavras, ele passou muito tempo na companhia de um servo mais velho do Senhor, ajudando-o e aprendendo com ele. Ele também valorizava a presença do Senhor, conforme notado por ele não sair do meio da tenda onde Deus se apresentava a Moisés.

Essas duas coisas são essenciais se quisermos ser usados ​​pelo Senhor por toda a vida. Eu encorajaria você a buscar a companhia de crentes mais velhos, ajudá-los com a obra do Senhor, ouvir e aprender com seus conselhos piedosos e, acima de tudo, passar tempo na presença do Senhor. Como Josué, isso feito na juventude será o alicerce para o serviço e a utilidade em toda a sua vida.

Jim Hyland