Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Jovens das Escrituras

Êutico

“E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto” (Atos 20:9). Para obter a história completa, leia Atos 20:7-12.

O nome Êutico significa “bem de vida”, e assim era. Ele estava na companhia dos primeiros cristãos na cidade de Trôade e era, sem dúvida, um verdadeiro crente. Teve o privilégio de estar presente para partir o pão no primeiro dia da semana e, neste dia específico, teve o privilégio de ouvir o ministério do apóstolo Paulo. No entanto, ele se cansou de tudo isso e se sentou em uma janela, um lugar perigoso — principalmente quando se está cansado e estando no terceiro andar. O resultado foi que ele caiu na rua, aparentemente morto, mas no final foi revivido e restaurado a seus irmãos.

Há uma lição a ser aprendida com isso. Podemos ficar espiritualmente sonolentos, deixando-nos abertos para o mundo, e cair daquele lugar de privilégio para o qual fomos trazidos pela graça. Embora sempre haja restauração disponível, há também como resultado dor espiritual e perda. Somos exortados: “Já é hora de despertarmos do sono” (Romanos 13:11).

Jim Hyland