Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Escutando & Falando

Deus deu a você dois ouvidos e uma boca por um bom motivo. Isso ocorre porque a capacidade de ouvir é uma habilidade essencial para a vida. Enquanto eu crescia, minha mãe costumava me repreender dizendo: “Ouça bem o que você está falando”. Isso quando eu falava sem parar sobre alguma coisa e, como costumamos dizer, corria pela boca. Algumas vezes, minha mãe chegava a citar as palavras do Rei Salomão, que dizia: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras” (Eclesiastes 5:2).

Às vezes, é bom parar e ouvirmos a nós mesmos para perceber como os outros estão nos ouvindo. Se fizermos isso, podemos julgar o que dizemos diante do Senhor, e, muitas vezes, descobrir que é melhor não dizer nada. Esse exercício pode nos poupar de muitos constrangimentos e, ainda mais importante, de dizer coisas que irão magoar ou desanimar outras pessoas.

Aqui está uma lista de verificação que você pode percorrer antes de falar alguma coisa:

• Pense no que você vai dizer.

• Verifique o seu próprio coração quanto ao assunto.

• Controle sua língua – proteja seus lábios e fale gentilmente.

E então podemos orar, como Davi: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios” (Salmo 141:3).

Jim Hyland