Despojo

“Portanto lhe repartirei a porção com os grandes, e ele repartirá o despojo com os fortes; porque Ele derramou Sua alma na morte” (Isaías 53:12, KJV).

Como vimos antes (em 24 de março) em nossa meditação sobre a pobreza do Senhor Jesus, Ele sofreu muito para tirar nossos pecados e para satisfazer a Deus sobre toda a questão do pecado. Ele foi humilhado de todas as maneiras possíveis e sofreu o tipo de morte reservada aos homens ímpios. No entanto, Deus, o Pai, irá honrá-Lo acima de todos os outros no futuro, e o versículo de hoje se refere a isso. Porque Ele sofreu tanto e foi “contado com os transgressores”, Deus irá “repartir o despojo com os grandes, e Ele repartirá o despojo com os fortes”. Mas qual é o “despojo”? E quem são “os grandes” e “os fortes?”

Despojo é uma palavra frequentemente usada no Antigo Testamento e significa as coisas que são tiradas de outros na guerra. Muitas vezes os israelitas adquiriam uma grande quantidade de “despojos” quando derrotavam os seus inimigos, e tomavam para si todo o seu gado, prata, ouro, roupas, etc. Quando o Senhor Jesus derrotar todos os Seus inimigos, Ele tomará este mundo, e na verdade todo o universo, para Si mesmo. Realmente pertence a Ele, pois Ele o criou, mas o homem assumiu o controle e usou-o para si mesmo. Num dia vindouro, o Senhor Jesus reclamará este “despojo” para Si mesmo. Tudo isso será a resposta de Deus à vergonha e ao sofrimento pelos quais o Senhor Jesus passou.

Bill Prost