
“… um coração quebrantado e contrito [arrependido] não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:17).
“Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.” (Salmo 147:3).
Quantos de vocês já quebraram algo de que gostavam muito ou, ainda pior, quebraram algo de que outra pessoa gostava muito? É uma sensação horrível ver a caneca favorita da sua mãe cair no chão ou rasgar e fazer um grande buraco no seu suéter favorito. Na maioria das vezes, após um acidente como esse, o objeto quebrado fica inútil.
Nos versículos de hoje, não estamos falando de “coisas”, mas de você, do seu espírito e dos seus sentimentos. Talvez você sinta que realmente falhou com o Senhor em algo que fez ou disse. Talvez apenas uma palavra irada que magoou profundamente outra pessoa. Você pode pensar que não consegue se recompor e seguir em frente, porque isso acontece com tanta frequência que você nunca será útil como cristão.
Você sabia que o Senhor diz que muitas vezes Ele pode fazer melhor uso de algo que foi quebrado e consertado do que de algo ainda em perfeitas condições? Se você quebrasse a alça de uma caneca especial, mesmo que ela tivesse sido cuidadosamente consertada, tenho certeza de que, toda vez que a pegasse, o usuário seria muito cuidadoso, pois reconheceria seu ponto fraco. É assim conosco, cristãos. Se falhamos e nos aproximamos do Senhor e confessamos nossos erros, Ele valoriza isso. Não nos orgulharemos de como conseguimos nos virar sozinhos após uma queda e seremos muito mais propensos a pedir ao Senhor por Sua ajuda contínua quando sentirmos nossa fraqueza.
Você se lembrará da história de Gideão em Juízes 7. Os 300 homens que ficaram com Gideão para ajudá-lo a lutar tinham jarros com lâmpadas dentro. Quando o grito de guerra fosse dado, os homens deveriam quebrar os jarros, e então as lâmpadas brilhariam. Não teria sido muito bom se alguns dos homens tivessem pensado: “Por que desperdiçaríamos esses bons jarros simplesmente os quebrando?” Não, a luz não poderia brilhar a menos que o jarro fosse quebrado. Da mesma forma, nós podemos brilhar como uma luz mais brilhante para o Senhor se Ele nos tiver quebrado de alguma forma. Isso significa que o Senhor tem permitido esmagar nossos pensamentos orgulhosos, ou nos humilhar de alguma forma, para que possamos ser mais úteis para Ele.
Todos nós já ouvimos a expressão “domar um cavalo”. Este treinamento ensina ao cavalo quem é o mestre e como ele deve se comportar para ser útil. Levamos nosso golden retriever a uma escola de adestramento quando ainda era filhote. Creio que ele não gostou de algumas das coisas que foi obrigado a fazer, mas saiu do treinamento como um cão amoroso e obediente, que era uma alegria tê-lo em casa. Isso também deu ao cão muito mais liberdade, pois podíamos levá-lo para passear sem usar coleira. Ele obedecia a comandos verbais sem a guia.
Nosso segundo verso é muito reconfortante se nos encontrarmos sendo “quebrados” de alguma forma. O Senhor também ama nos restaurar e nos curar. Ele não nos deixa quebrantados! Lembre-se sempre do quanto Ele ama você.
Bill Prost
