Contribuem juntamente para o bem

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).

Às vezes é difícil para nós apreciarmos esse versículo, mas ele é claramente encontrado na Palavra de Deus. Não é fácil acreditar que até mesmo as coisas difíceis em nossas vidas estão trabalhando juntas para o bem, e que eventualmente nos beneficiaremos delas. Às vezes somos chamados a passar por momentos muito difíceis em nossas vidas, e talvez nos perguntemos por que o Senhor os permitiu.

Lembro-me de que quando eu era menino, um casal cristão idoso estava dirigindo por uma estrada nos Estados Unidos. Eu não os conhecia, mas meus pais sim. Um grande caminhão carregando carros novos estava vindo na outra direção na estrada. Os carros novos não devem ter sido presos corretamente, pois de repente um deles se soltou e caiu do caminhão, bem em cima do carro em que o casal mais velho estava dirigindo. O impacto matou os dois instantaneamente. Podemos nos perguntar por que o Senhor permitiu isso e que bem poderia resultar disso. Mas o Senhor nos diz que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem” em nossas vidas como cristãos. Nós realmente acreditamos nisso?

Conheci até mesmo queridos crentes que ficaram amargos e bravos por causa de coisas difíceis que aconteceram em suas vidas, e às vezes eles nunca superaram isso pelo resto de seu tempo neste mundo. Conheci um jovem que encontrou algumas circunstâncias difíceis em sua vida, e ele era um verdadeiro cristão. No entanto, ao comentar o que havia acontecido, ele disse: “O Senhor me decepcionou”. Estremeci quando ouvi essa observação, pois o Senhor nos ama demais para permitir algo em nossas vidas que não seja para o nosso bem. Se Ele estava disposto a sofrer toda essa agonia na cruz por nós, a fim de nos redimir, Ele permitirá coisas em nossas vidas que nos fazem sofrer sem razão? Não é um bom sinal quando começamos a desconfiar do Senhor e a pensar que Ele não está nos tratando bem. Devemos justificar Deus em todas as coisas e, então, lembrar que não importa o que Ele permita em nossas vidas, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem”.

Bill Prost