Contaram tudo

“E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.” (Atos 4:23).

A maioria das pessoas neste mundo gosta de estar na companhia daqueles com quem se sentem em casa. Podemos ter que interagir com estranhos em nosso trabalho, e talvez gostemos de conhecer novas pessoas de vez em quando. No entanto, todos nós temos aqueles com quem nos sentimos confortáveis, e cuja companhia gostamos.

Até os animais são assim, especialmente os cães. Como você provavelmente sabe, eles têm uma habilidade incomum de encontrar o caminho de casa, mesmo que estejam muito longe daqueles que amam. A maior distância registrada que um cão viajou para voltar para casa é de 3.218 km pela Austrália. Isso é cerca de 2.000 milhas! Não entendemos como um cão pode encontrar seu caminho em uma distância tão longa, mas Deus deu a eles essa habilidade especial.

Entre os primeiros cristãos, conforme registrado no livro de Atos, havia frequentemente perseguição, pois vários líderes entre os judeus tentavam impedir a pregação do evangelho. Na ocasião registrada em Atos 4, Pedro e João tinham acabado de curar um homem aleijado por meio do nome do Senhor Jesus, e isso fez com que muitos cressem nele. Os líderes judeus ficaram contrariados com isso e ordenaram que não falassem em nome do Senhor Jesus.

Assim que foram soltos, lemos em nosso versículo de hoje que Pedro e João “foram para os seus próprios companheiros” e lhes contaram o que havia acontecido. Juntos, todo o grupo orou ao Senhor, pedindo que Ele lhes desse ousadia para falar a palavra do Senhor. O Senhor estava com eles, e o lugar onde estavam juntos foi verdadeiramente comovido, como um sinal do poder do Senhor em apoiá-los.

Este capítulo nos mostra os dois lados do nosso cristianismo. Por um lado, como dissemos, é bom estar com nossa “própria companhia”, entre outros cristãos. Somos todos crentes no Senhor Jesus e desfrutamos das mesmas coisas. Por outro lado, também devemos sair e falar a este mundo, contando a eles sobre o Senhor Jesus. Esta é a maneira pela qual outros serão salvos e também se tornarão parte de nossa “própria companhia”. Devemos fazer ambas as coisas em nossa vida cristã; precisamos da companhia de outros crentes, mas precisamos ser testemunhas para este mundo também.

Bill Prost