Contaminação

“Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?” (Marcos 7:5).

“Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem” (Marcos 7:15).

Certamente é algo bom lavar as mãos antes de comer, especialmente depois de termos ido à cidade, ao mercado, etc. Mas os líderes judeus estavam usando essa tradição como se fosse parte da lei de Moisés, ao mesmo tempo em que seguiam outras tradições que, na verdade, iam contra a própria lei de Moisés.

O Senhor Jesus não disse que era errado lavar as mãos antes de comer, mas Ele ressaltou que não é o que comemos que nos contamina, e sim o que falamos e fazemos. São os nossos corações maus que nos contaminam por meio dos nossos pecados, e não o alimento que ingerimos.

É verdade que, no Antigo Testamento, os israelitas não deviam comer certas aves e animais, pois eram impuros segundo a lei, mas tudo isso tinha um significado simbólico. O Senhor Jesus sempre obedeceu à lei, mas Ele mostrou que o verdadeiro pecado vem do coração, e não daquilo que comemos.

Bill Prost