Conselheiro

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” (Provérbios 11:14).

“… e se chamará o seu nome… Conselheiro…” (Isaías 9:6).

Todos nós percebemos o quão valiosos são os bons conselhos! Como diz nosso primeiro versículo, se não houver conselho, o povo cai. Na maioria dos governos deste mundo, aqueles em autoridade têm conselheiros, ou assessores, que são capazes de olhar para as situações e recomendar o que deve ser feito. Muitas vezes eles têm vários desses conselheiros, e eles ouvem todos eles. Então, juntando todos os seus conselhos, eles decidem o que fazer. Ser conselheiro de outra pessoa é um trabalho sério, pois é fácil dar maus conselhos, e causar muito dano.

No Antigo Testamento, o rei Davi tinha um conselheiro especial chamado Aitofel. Ele dava bons conselhos, pois a Bíblia diz que seu conselho era “como se a palavra de Deus se consultara” (2 Samuel 16:23). Evidentemente, ele tinha uma habilidade muito especial de considerar um problema e dar conselhos muito bons. No entanto, ele cometeu um erro triste ao seguir Absalão, filho de Davi, que queria matar Davi e assumir como rei. O Senhor permitiu que o conselho de Aitofel fosse rejeitado, embora fosse um bom conselho, e em vez disso Absalão aceitou o conselho de um homem chamado Husai, que era leal a Davi. Isso resultou na derrota de Absalão. (Você pode ler esta história em 2 Samuel, capítulos 16 e 17).

Você e eu, como cristãos, nunca precisamos dizer: “Não temos conselho”. Não, pois nosso segundo versículo fala sobre Aquele cujo nome é Conselheiro, o versículo está falando sobre o Senhor Jesus. Não importa que tipo de problema ou pergunta tenhamos, podemos ir até Ele para obter bons conselhos. Ele nunca nos dará maus conselhos! Claro, às vezes podemos pedir conselhos a alguém em quem confiamos, talvez nossos pais, ou um cristão piedoso mais velho, e eles podem ser uma ajuda real para nós. Mas ninguém pode substituir o próprio Senhor. Lembremo-nos de que um dos Seus nomes é Conselheiro!

Bill Prost