Consciência cauterizada

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé… Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” (1 Timóteo 4:1-2).

Ontem falamos sobre nossa consciência, e como ela requer luz para funcionar corretamente. Hoje estamos lendo sobre aqueles que têm sua consciência “cauterizada”, na versão KJV diz “cauterizada com ferro quente”. O que isso significa?

Provavelmente muito poucos de vocês já tiveram uma queimadura realmente profunda no corpo, mas se tiveram, ela terá cicatrizado com tecido cicatricial. Esse tecido cicatricial não tem muita sensibilidade; não é sensível ao toque e à dor como a pele normal. Em fazendas de gado, às vezes eles marcam o gado com um ferro quente, que queima o pelo e deixa uma marca distinta que mostra a todos que o animal pertence a um determinado fazendeiro. Mas a área que é marcada não tem muita sensibilidade naquela parte da pele.

Quando a Bíblia, fala sobre uma consciência que é “cauterizada com ferro quente”, significa que a consciência da pessoa se tornou como uma cicatriz, ou uma marca; não tem muito sensibilidade nela. Se estivermos lendo a Palavra de Deus e andando com o Senhor, teremos uma consciência sensível que imediatamente sentirá quando algo surgir que seja desagradável ao Senhor. Mas se nos afastarmos do Senhor, pararmos de ler nossa Bíblia e pararmos de ter um tempo de oração todos os dias, então podemos desenvolver uma consciência cauterizada. Então não seremos tão sensíveis a coisas que não são agradáveis ​​ao Senhor. Faremos coisas que costumavam incomodar nossa consciência, mas agora parecem certas.

É uma coisa boa ter uma consciência sensível diante do Senhor, e reagir às tentações e ao pecado segundo a luz da Palavra de Deus. Devemos ler Sua Palavra e andar com Ele para ter isso. Se nos encontrarmos com a consciência cauterizada, peçamos ao Senhor para nos ajudar a voltar a andar com Ele, e confessemos o que quer que tenha entrado em nossas vidas que nos levou a esse modo errado de pensar.

Bill Prost