Conforto das Escrituras para o Sábado

“Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos (tendo compaixão uns para com os outros), amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis (corteses)”

“Sede afáveis”. Alguém poderia pensar que um verdadeiro cristão não precisaria de tal exortação, mas que ele seria naturalmente, como crente em Cristo, “afável” para com os outros irmãos, e também para com todas as pessoas. Mas esse não é o caso. Será que os coríntios estavam sendo afáveis quando “o irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto perante infiéis”? Será que eles estavam manifestando cortesia quando estava “havendo entre [eles] inveja, contendas e dissensões”? E como estamos nós, quão afáveis e corteses somos? Será que demonstramos amizade e gentileza em casa, entre nossos colegas de trabalho, e entre os santos, lembrando que “melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade”? Quão necessário é que nos “revistamos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Manifestamos Cristo em nossas vidas “na pureza, na ciência (conhecimento), na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido”. Assim “sede uns para com os outros benignos, misericordiosos”, e “amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”.

Sê afável com todos os que conheces,
E amável e gentil e verdadeiro;
Deus te recompensará em Seu caminho;
Ele te dará graça.

1 Pedro 3:8 ~ 1 Coríntios 6:6 ~ 1 Coríntios 3:3 ~ Provérbios 16:32 ~ Colossenses 3:12-13 ~ 2 Coríntios 6:6 ~ Efésios 4:32 ~ 1 Pedro 1:22