Conforto das Escrituras para a Terça-Feira

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência.

Repare que Paulo menciona sua “doutrina” antes de falar de seu “modo de viver”. De fato, seu “modo de viver” vinha como resultado de sua “doutrina”, daquilo que ele acreditava. Que nenhum de nós façamos a afirmação tola e antibíblica, tão frequentemente ouvida, de que não importa o que cremos, desde que vivamos corretamente. O fato é que não podemos viver corretamente a menos que creiamos corretamente, e não podemos crer corretamente a menos que doutrinemo-nos  com a Palavra de Deus. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Antes que a Palavra de Deus possa nos redarguir (reprovar), corrigir e instruir, devemos conhecer sua doutrina — devemos conhecer o que ela ensina. “Graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. Assim “persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”, estando “arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças”, e “conserva o modelo das sãs palavras”.

Ensinado pela Palavra de Deus, pelo Seu Espírito,
A verdade que me libertou,
Do domínio e poder do pecado,
Que louvor seja-Lhe dado.

2 Timóteo 3:10 ~ 2 Timóteo 3:16,17 ~ Romanos 6:17,18 ~ 1 Timóteo 4:13 ~ Colossenses 2:7 ~ 2 Timóteo 1:13