Conforto das Escrituras para a Segunda-Feira

“Para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa (escândalo) até o dia de Cristo” [1]

“Sincero” significa ser “testado contra a luz do sol”, e Deus deseja que Seu povo seja testado pela luz de Sua Palavra e seja achado “sincero”, para serem limpos e puros, de confiança e honestos, e para serem sem engano e pretensão. Para isso, Ele deseja que “o vosso amor aumente (abunde) mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento” [2], e tal experiência é possível ao sermos “cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” [3]. Para este fim, devemos “desejar… o leite racional [da Palavra], sem dolo (sincero), para que por ele cresçais” [4], e temos a garantia da graça de Deus para com “com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade” [5]. Enquanto andamos na luz de Sua Palavra, tal “simplicidade e sinceridade de Deus” [6] será nossa, enquanto somos “testados contra a luz do sol”, pois “a exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples” [7], e a essa Palavra de Deus “à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações” [8]. Tal vida irá “provar… a sinceridade de vosso amor” [9].

Sermos “sinceros e sem ofensa”,
Até o momento em que Ele venha,
Quando Ele nos dirá: “Muito bem”,
A melhor recompensa por todas as nossas lágrimas.

[1] Filipenses 1:10 (AA) ~ [2] Filipenses 1:9 (AA) ~ [3] Filipenses 1:11 (AA) ~ [4] 1 Pedro 2:2 (AA) ~ [5] Efésios 6:24 (ACF) ~ [6] 2 Coríntios 1:12 (ACF) ~ [7] Salmos 119:130 (AA) ~ [8] 2 Pedro 1:19 (AA) ~ [9] 2 Coríntios 8:8 (AA)

{* AA = Almeida Revisada Imprensa Bíblica; ACF = Almeida Corrigida Fiel}