Conforto das Escrituras para a Segunda-Feira

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” [1]

Podemos olhar para trás com gratidão por tempos de bênçãos vindas do Senhor, e devemos considerar “quão grandiosas coisas vos fez” [2], e “não te esqueças de nenhum de seus benefícios” [3], mas as bênçãos e a comunhão de ontem não são suficientes para hoje. Assim como o maná de Israel no deserto, nossa comunhão e nosso andar com o Senhor deve ser mantido diariamente. “Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer” [4], e Deus os instruiu: “Ninguém deixe dele para amanhã” [5]. Assim como nossa parte física deve ser mantida pela alimentação constante, é o mesmo com nossa parte espiritual. Precisamos constantemente “esquecer das coisas que atrás ficam” [1], não apenas nossos pecados e falhas, mas também os sucessos e realizações espirituais, e “avançarmos para as que estão diante de nós”, a fim de “prosseguirmos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” [1], “olhando para Jesus, autor e consumador da fé” [6], confiando que “a nossa força seja como os nossos dias” [7].

Esquecendo nossos pecados e falhas,
Que no dia de ontem foram feitos,
Esperando por novas alturas em nosso Senhor
Em tudo o que fizermos e dissermos.

[1] Filipenses 3:13-14; [2] 1 Samuel 12:24; [3] Salmo 103:2; [4] Êxodo 16:21; [5] Êxodo 16:19; [6] Hebreus 12:2; [7] Deuteronômio 33:25