“… Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura…” (Juízes 14:14).
Alguém já lhe deu um enigma para ver se você conseguia decifrá-lo? Pode ser divertido pensar e tentar descobrir o que um enigma significa. Aqui em nosso versículo de hoje, encontramos um enigma que Sansão deu a alguns jovens convidados para seu casamento.
Anteriormente, quando Sansão havia descido pela primeira vez a Timnate, uma cidade dos filisteus, um leão o atacou, e ele o matou sem ter nenhuma arma em suas mãos. Mais tarde, quando voltou ao cadáver do leão, ele descobriu que algumas abelhas tinham feito um lar ali, e produzido um pouco de mel. Esta foi a base do enigma que Sansão propôs àqueles jovens. Eles fizeram um acordo de que, se conseguissem resolvê-lo, ele teria que dar a eles roupas novas, mas se eles não conseguissem, eles teriam que dar roupas novas a Sansão.
Os homens não conseguiram resolvê-lo, e finalmente persuadiram a esposa de Sansão a perguntar a ele a resposta, e então ela contou aos jovens. Sansão ficou bravo, pois ele teve que dar roupas novas aos outros jovens.
Mas você sabia que havia um significado importante no enigma de Sansão? Na Bíblia, um leão fala de Satanás e seu poder. Ele é forte, e lemos em 1 Pedro 5:8 que “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Ele é definitivamente forte, e certamente é um “devorador”. Mas sabemos o que aconteceu na cruz do Calvário. O Senhor Jesus encontrou Satanás e o derrotou ali. Assim como Sansão matou o leão, o Senhor Jesus derrotou Satanás na cruz. Qual é o resultado dessa vitória? Em vez de Satanás “devorar” aqueles a quem ele ataca, há comida e doçura para nós, da vitória que o Senhor Jesus conquistou. Todo o mal que Satanás introduziu no mundo resultou apenas em bênção para o homem, pois a graça de Deus e a obra de nosso Senhor Jesus na cruz o transformaram em algo bom.
Claro, devemos estar dispostos a vir ao Senhor Jesus e aceitá-lo como Salvador. Então descobrimos que, em vez de sermos atacados por Satanás, encontramos comida e doçura.
Bill Prost