Caminho que deves seguir

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos.” (Salmo 32:8).

O Senhor está disposto a nos instruir e nos ensinar qual caminho devemos seguir, e às vezes Ele faz isso quando nem percebemos que Ele está gentilmente nos guiando para um certo caminho. Deixe-me contar a história de um menino que nasceu na Alemanha em 1907, e que tinha sete anos quando a Primeira Guerra Mundial estourou em 1914. A vida era difícil na Alemanha naquela época, e se tornou mais difícil para ele depois que a guerra começou. Eles tinham raramente o suficiente para comer, e conforme a guerra avançava e ficava evidente que a Alemanha iria perder, as coisas se tornaram muito mais difíceis. Em um ponto, ele foi mandado para longe de seus pais pelo governo alemão, com muitas outras crianças, a fim de tentar mantê-los a salvo de todos os efeitos da guerra. Naturalmente, ele estava muito solitário e não sabia se veria sua família novamente. Eventualmente, quando a guerra terminou, ele se reuniu com eles, e descobriu que todos estavam seguros.

Mas o Senhor tinha Seus olhos naquele garotinho, e depois da guerra, quando as coisas ainda estavam indo mal na Alemanha, ele teve a chance de imigrar para o Canadá. Muitos fazendeiros no Canadá e nos EUA estavam procurando por jovens homens para vir da Europa e ajudar no trabalho agrícola. Ele veio em 1927, aos dezenove anos, sozinho. Ele tinha sido criado em um lar cristão na Alemanha, e o Senhor providenciou que ele viesse para uma família cristã no Canadá, onde trabalhou em sua fazenda. Durante seu tempo com eles, ele obteve a certeza de sua salvação e amadureceu em seu espírito. Em todos esses acontecimentos, ficou claro que o Senhor estava guiando seus passos e organizando as coisas para ele.

Então ele começou a se perguntar com qual grupo de cristãos ele deveria se encontrar. Bem, ele pensou, eu fui salvo através da leitura da minha Bíblia; se eu continuar lendo minha Bíblia, ela deve me mostrar onde eu deveria me reunir com outros cristãos. Ele leu e aprendeu a preciosa verdade da reunião com base em que todos os cristãos são membros do corpo de Cristo e, portanto, todos devem se reunir e adorar dessa forma. Eventualmente, ele se casou com uma garota cuja família havia emigrado da Inglaterra e que também estava reunida ao nome do Senhor Jesus. Aquele garotinho alemão era meu pai e ele tinha histórias interessantes para nos contar.

O Senhor frequentemente trabalha dessa forma em nossas vidas também. Ele ama você, e tem Seus olhos em você também. Ele quer organizar sua vida para você, não apenas para Sua honra, mas para sua bênção. Podemos ter certeza de que para o crente, “odas as coisas contribuem juntamente para o bem” (Romanos 8:28). As coisas podem parecer estar indo mal para nós às vezes, mas o Senhor está usando tudo isso para nossa ajuda e bênção.

Bill Prost