“E farás um altar de madeira de acácia… E o cobrirás de bronze… Todos os seus utensílios farás de bronze… E farás para ele uma grelha de rede de bronze; e sobre a rede farás quatro argolas de bronze nos seus quatro cantos” (Êxodo 27:1-4, KJV).
“E Moisés fez uma serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste; e acontecia que, se uma serpente mordesse algum homem, quando ele visse a serpente de bronze, viveria” (Números 21:9, KJV).
O bronze (também traduzido para cobre, ou latão*) nas Escrituras é uma figura do julgamento divino. Simboliza a capacidade do Senhor de suportar o julgamento contra o pecado por causa de quem Ele era, o eterno Filho de Deus. Assim, o altar de bronze é uma figura da cruz, e a serpente de bronze é uma figura do Senhor Jesus como o portador do pecado. Isso está resumido nas palavras de Pedro: “Cristo padeceu por nós… o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano… levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:21-22, 24). Nunca saberemos quão profundo e intenso foi aquele sofrimento. É por isso que foi dito: “Não foi possível determinar o peso do bronze” (2 Crônicas 4:18).
Jim Hyland
{* Tanto o bronze quanto o latão são ligas metálicas feitas a partir do cobre. Portanto, seja bronze ou latão, a substância básica é a mesma, isto é, o cobre. }