Batismo

“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (Atos 22:16).

Quando lemos este versículo pela primeira vez, podemos ficar um pouco confusos, pois parece que nossos pecados podem ser lavados simplesmente sendo batizados. No entanto, lemos em 1 João 1:7 que “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. O que então significa nosso versículo para hoje?

Batismo significa assumir uma nova posição diante de Deus e também diante dos homens. Isso é verdade, seja com os israelitas atravessando o Mar Vermelho (leia 1 Coríntios 10:1-2), com o batismo de João Batista ou com o batismo cristão. O batismo nunca lava nossos pecados aos olhos de Deus; isso só pode ser feito pelo sangue de Cristo. No entanto, quando homens como Saulo de Tarso perseguiram os cristãos, eles estavam vinculados à nação judaica, que havia rejeitado e crucificado o Senhor Jesus. Quando um judeu era batizado, isso significava que ele havia se separado daquela nação culpada, e agora queria ser associado com aqueles que reconheciam o Senhor Jesus como o Filho de Deus e que O tinham aceitado como seu Salvador. Saulo de Tarso fez isso, e todos reconheceram que ele não estava mais ligado à nação judaica, que havia rejeitado o Senhor Jesus. Dessa forma, ele não estava mais conectado com o pecado de crucificar o Senhor Jesus; esse pecado havia sido lavado, nesse sentido, pelo batismo.

Hoje, quando somos batizados como cristãos, nos separamos do mundo que continua a rejeitar o Senhor Jesus, e tomamos nosso lugar entre aqueles que O amam e que O conhecem como Salvador.

Bill Prost