Ameis uns aos outros

“Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” (João 15:17).

Um dos mandamentos que Deus nos deu no Novo Testamento é amar uns aos outros. Este mandamento é tão importante que é repetido doze vezes, e por diferentes escritores da Bíblia também. O próprio Senhor Jesus disse isso três vezes, o apóstolo Paulo disse isso duas vezes, Pedro disse isso uma vez, e João disse isso seis vezes. Nós realmente precisamos prestar atenção a este mandamento!

Quando estendemos nosso amor aos outros, esperamos que eles nos amem em troca. Dessa forma, podemos ter um relacionamento feliz. Mas a palavra para amor que é usada na Bíblia para nos dizer para amarmos uns aos outros é uma palavra na língua grega que significa um tipo de amor que não precisa que alguém nos ame em troca do nosso amor. Ele apenas continua amando, mesmo que a pessoa que amamos não nos ame. Isso é difícil de fazer, mas é o que Deus fez por nós. Ele nos amou quando éramos pecadores e não O queríamos. Seu amor deu Seu Filho para morrer por nós, e o Senhor Jesus foi para a cruz do Calvário porque Ele nos amou.

Agora, quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, Deus dá a você e a mim uma nova vida em Cristo. Esta nova vida tem a capacidade de amar como Deus ama, e isso é algo maravilhoso. No Antigo Testamento, os israelitas foram instruídos a amar a Deus; verdadeiramente, era o primeiro dos dez mandamentos. Mas o homem natural não podia fazer isso; ele não tinha a capacidade de amar dessa maneira. João chama isso de um antigo mandamento (1 João 2:7) porque era um mandamento que o homem não podia guardar até que tivesse uma nova vida em Cristo. Agora, quando somos instruídos a amar uns aos outros, isso é chamado de um novo mandamento. Isso ocorre porque aqueles que são salvos agora são capazes de amar uns aos outros assim.

É bastante triste que Deus tenha que repetir esse mandamento tantas vezes, mas Ele sabia o quão difícil seria para os cristãos amarem uns aos outros da maneira que deveriam. Quão facilmente podemos nos incomodar com pequenas coisas! O Senhor Jesus disse que essa era a maneira como as pessoas reconheceriam Seus seguidores, ao ver o quanto eles se amavam. Como já dissemos, esse é um dos mandamentos mais importantes a serem lembrados!

Bill Prost