Acordo com eles

“E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai… vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco… E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles… E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos…” (Josué 9:3, 6, 15-16).

Se você ler todo este capítulo (Josué 9), verá que quando Josué e os israelitas começaram a conquistar a terra de Canaã, ninguém conseguiu resistir a eles. As duas cidades de Jericó e Ai foram derrotadas. Um grupo chamado gibeonitas decidiu enganar Josué e os outros em Israel fingindo ter vindo de uma longa jornada de um lugar distante. Eles usavam sapatos e roupas velhas, trouxeram pão mofado com eles e trouxeram garrafas de vinho velhas com eles. Então eles pediram a Josué para fazer um acordo* (um tratado de paz) com eles e deixá-los viver. Josué e os israelitas acreditaram neles, mas diz claramente que eles “não pediram conselho ao SENHOR” (Josué 9:14). Os israelitas fizeram um acordo com os gibeonitas para deixá-los viver e fizeram um juramento em nome do Senhor. Poucos dias depois, eles descobriram que os gibeonitas não tinham vindo de um lugar distante, mas eram, na verdade, alguns dos cananeus que o Senhor havia dito aos israelitas para destruírem. No entanto, como eles tinham jurado a eles em nome do Senhor, eles não podiam tocá-los. Eles tiveram que deixá-los viver, embora os tenham feito servos para cortar madeira e tirar água (Josué 9:27).

Que lição aprendemos com essa história? Na verdade, essa é a segunda vez que Josué deixou de ir ao Senhor em busca de orientação. Se você ler sobre a cidade de Ai em Josué 7 e 8, verá que Israel decidiu por si mesmo como ir e lutar contra Ai, sem consultar o Senhor. Mas um homem chamado Acã pecou e pegou algumas coisas valiosas da cidade de Jericó, o que o Senhor havia dito para eles não fazerem. Josué não sabia disso, mas se ele tivesse buscado a orientação do Senhor, o Senhor teria dito a ele. Agora, com os gibeonitas, mais uma vez eles agiram sem perguntar ao Senhor o que fazer, e acabaram acreditando em uma mentira. Os gibeonitas permaneceram na congregação de Israel, e houve problemas com eles centenas de anos depois, no reinado do rei Saul.

É muito importante em nossas vidas sempre pedir orientação ao Senhor em qualquer decisão que tomamos. Se você se acostumar a fazer isso quando jovem, isso se tornará um hábito e você continuará a fazê-lo por toda a sua vida. Podemos ouvir algo que nos parece bom ou podemos ler algo que nos impressiona. Alguém pode nos dar algum conselho que gostamos e talvez pensemos que devemos agir de acordo com ele. Mas é sempre bom perguntar ao Senhor o que fazer. Ele sabe o que é melhor e nunca nos guiará no caminho errado.

Notas de rodapé: Em outras traduções a palavra acordo é traduzida como concerto, pacto ou aliança.

Bill Prost