A semente que caiu junto ao caminho

“Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves, e comeram-na” (Mateus 13:3-4).

Há alguns dias, falamos sobre Israel como um aprisco, onde as ovelhas eram mantidas dentro de um muro de pedra. Neste tempo da graça de Deus em que vivemos, o Senhor Jesus agora saiu do aprisco de Israel e está semeando Sua semente em todos os lugares. A semente é o evangelho da graça de Deus, da Palavra de Deus. É claro que a semente é sempre boa. No entanto, o solo pode variar, e há quatro tipos de solo mencionados na Bíblia.

Aqui, o primeiro tipo de solo é o da beira do caminho, ou um caminho duro à beira do campo. Seria um solo muito duro, tendo sido compactado pelas muitas pessoas que pisaram nele. Nem é preciso dizer que a semente não cresceria ali, e logo os pássaros viriam e comeriam a semente que ali caísse.

Esses pássaros são como Satanás, que vem e arranca a boa semente do coração daqueles que a ouvem, para que ela nunca cresça e produza fruto. Se nossos corações estiverem endurecidos contra Deus, a semente não crescerá, e Satanás logo a tira, dando-nos outra coisa em que pensar.

Bill Prost