“Ele fez tudo belo em Seu tempo; também Ele colocou o mundo em seus corações…” (Eclesiastes 3:11 JND).
Dois dias atrás, estávamos falando sobre como você e eu fomos feitos à “imagem e semelhança de Deus”, e ontem vimos que fomos feitos não apenas para o tempo, mas para a eternidade. Isso é trazido à tona no versículo citado acima, pois a palavra “mundo” também poderia ser traduzida como “o infinito” ou “eternidade”. Mesmo sendo jovens, podemos entender isso, pois não parece importar o que temos, nunca parece nos satisfazer por muito tempo. Se temos um brinquedo novo, geralmente ficamos muito animados e nos divertimos muito brincando com ele. Mas isso não nos deixa realmente felizes por meses e meses. Não, nos cansamos dele e queremos algo mais, algo diferente. Ou o brinquedo quebra e então não funciona direito. À medida que envelhecemos, esse desejo de ter mais e mais continua, e muitas pessoas neste mundo passam a vida inteira tentando encontrar algo mais para lhes dar prazer. Às vezes é conseguir mais coisas como carros, barcos, casas de férias, etc. Outros gostam de viajar e visitar o máximo de lugares diferentes possível no mundo. Essas coisas não são pecaminosas em si mesmas, mas Satanás pode usá-las para tirar nossos corações do que é realmente importante. Para alguns, significa tentar se tornar famoso e bem conhecido. Para outros, pode significar entrar em uma posição de autoridade, para que possam controlar outras pessoas. Satanás tem muitas maneiras diferentes de nos atrair, pois ele sabe que pessoas são diferentes e desejam coisas diferentes.
O verso citado acima foi escrito pelo Rei Salomão, que provavelmente foi o homem mais rico que já viveu. Ele tinha tudo o que poderia desejar neste mundo, pois como rei, ele podia usar suas grandes riquezas para comprar qualquer coisa que quisesse. Ele tinha a melhor comida e muitos servos para fazer por ele o que quisesse. Ele tinha belos jardins, árvores frutíferas, piscinas de água, animais e pássaros exóticos e muitas outras coisas. Mais do que isso, Deus lhe deu sabedoria maravilhosa, de modo que pessoas vinham de muitos países diferentes para ouvir sua sabedoria.
No entanto, todos que buscam satisfação e prazer aqui embaixo descobrem a mesma coisa — não há nada neste mundo inteiro que satisfaça completamente. Como o coração do homem é feito para a eternidade, nada aqui embaixo preencherá seu coração, sejamos jovens ou velhos. Até o rei Salomão teve que dizer, depois de ter todas essas riquezas: “Tudo é vaidade e aflição (inquietação) de espírito” (Eclesiastes 2:17). Isso significa simplesmente que ter todas essas riquezas apenas aumentou seu desejo de ter algo mais, e quanto mais ele tinha, mais ele ficava frustrado porque nada realmente o satisfazia. Somente o próprio Deus pode preencher nossos corações e nos fazer verdadeiramente felizes. Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, não apenas sabemos que nossos pecados estão perdoados, mas também temos o desfrute de Cristo em nossos corações. Ele realmente preenche nossos corações e satisfaz!
Deus se deleita em nos dar as coisas que precisamos para viver nossas vidas aqui embaixo para Sua glória, e podemos ser gratos por boa comida, boas roupas para vestir e casas nas quais nos abrigar. Mas lembremo-nos de que o Senhor Jesus disse que não deveríamos tentar ter nosso tesouro aqui embaixo; em vez disso, somos instruídos a acumular nosso tesouro no céu.
Bill Prost