“Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades” (Gênesis 19:24-25).
“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade [muito tempo livre]… mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado” (Ezequiel 16:49).
As cidades de Sodoma e Gomorra são mencionadas muitas vezes na Bíblia. Elas eram cidades muito perversas, e Deus as destruiu no tempo de Abraão. Antes de serem destruídas, elas tinham tudo — um clima lindo, terra bem irrigada, bastante comida e uma vida tranquila. A Bíblia diz que era “bem regada em todos os lugares… como o jardim do Senhor” (Gênesis 13:10 KJV). No entanto, sua maldade era tão grande que o Senhor destruiu essas cidades, como vemos em nosso primeiro versículo hoje. O Mar Morto naquela área é um lembrete do julgamento que Deus infligiu a elas, pois a destruição dessas cidades pretendia ser um exemplo para todos os que vieram depois. O Enxofre libera vapores tóxicos quando queima. Há bastante dele nas margens do Mar Morto.
A destruição dessas cidades provavelmente ocorreu cerca de 450 anos após o dilúvio de Noé, e a maioria das pessoas teria ouvido falar sobre o dilúvio. Sem, um dos filhos de Noé, ainda estava vivo quando Sodoma e Gomorra foram destruídas. Quão rápido os homens se esqueceram do dilúvio, e mais uma vez se voltaram para a maldade!
Ezequiel descreve o problema com Sodoma, como diz em nosso segundo versículo para hoje — fartura de comida, soberba e uma tranquila despreocupação, que pensava que tudo iria apenas prosperar para eles. Você e eu que vivemos em países ocidentais vivemos nesse tipo de mundo hoje. Temos muito para comer e somos providos de todas as maneiras. Mas o julgamento tomará conta deste mundo em breve, e especialmente daquela parte do mundo que conheceu o evangelho e teve a Bíblia.
Quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele falou várias vezes sobre a responsabilidade daquelas cidades onde Ele tinha vivido, e tinha feito muitas de Suas poderosas obras de milagres. Ele disse claramente que seria mais tolerável para Sodoma no dia do julgamento, do que para aquelas cidades. Assim será com grande parte do mundo ocidental. Deus julga de acordo com nossa responsabilidade, e julgará muito severamente aqueles que tiveram a Palavra de Deus, e se afastaram dela.
Bill Prost