Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: Você pode explicar por que em Mateus diz: “E, despindo-o, o cobriram com uma capa de ESCARLATE (27:28), mas em João diz, “roupa de PÚRPURA” (19:2)?

Resposta: A resposta é realmente muito simples. Não há contradição aqui e nenhum erro na tradução. Poderia facilmente ter havido duas vestes nas quais o Senhor foi vestido e zombado em momentos diferentes durante Seu julgamento. De acordo com o caráter dos escritores inspirados, cada um menciona apenas a cor que está de acordo com sua apresentação e os aspectos do Senhor Jesus que eles são chamados a registrar.

Mateus apresenta o Senhor como o Messias judeu, o Rei dos judeus. Como o escarlate era a cor judaica da realeza, é ele que registra aquele manto específico.

Por outro lado, João escreve da perspectiva dos gentios. Sendo a púrpura (roxo) a cor real dos gentios (particularmente os romanos neste caso), ele registra o incidente do manto púrpura.

Nessas duas vestes, bem como em outras numerosas indicações, vemos judeus e gentios unidos em sua rejeição ao Filho de Deus. Felizmente, chegará o dia em que Ele será universalmente reconhecido como “REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16).

Jim Hyland